fbpx

18 Alimentos e bebidas que causam mau cheiro

Muita gente vem reclamando do mau cheiro corporal, mesmo seguindo as dicas de sabonetes ou desodorantes aqui. O problema algumas vezes vem de dentro para fora, ou seja, alimentos que causam o mau cheiro no corpo.

Sim, existem uma lista de alimentos que provocam mau cheiro em várias locais, tais como: Menstruação, urina, corpo, axila, fezes e hálito.

Quais são esses alimentos?

Eles são muitos, como derivados de leite, carne vermelha, peixe de água salgado e até legumes ou verduras. Não estamos dizendo para não consumir esses alimentos, mas apenas diminuir ou tentar intercalar com alimentos que não causam odor.

Quer saber quais alimentos da sua dieta causam mau odor? Vejam!

Álcool

Ao tomar bebida alcoólica ela entra na sua corrente sanguínea antes mesmo de ser eliminada. Isso faz o álcool penetrar nos seus poros e glândulas sudoríparas, criando um odor ruim, mesmo de ressaca no dia seguinte.

A dica é tomar cápsulas de carvão antes de beber e consumir bastante água para diluir a concentração de álcool no sangue.

Aspargo

Apesar dede parecer inofensivo, os compostos de enxofres do aspargo fazem a urina, fezes e flatulências (peido) cheirar mal. Algumas pessoas não tem enzima para quebrar as substâncias odoríferas do aspargo.

Beterraba

Apesar de ser um alimento rico em nutrientes, ela também pode causar o mau cheiro. A beterraba tem alto teor de metila. A metila cria um composto químico chamado TMA no sistema digestivo. Em algumas pessoas pode liberar um cheiro de peixe. Pessoas com TMAU sofrem com esse problema.

Brócolis e couve de bruxelas

São verduras ricas em enxofre responsável por cheiro ruim. Esse tipo de cheiro lembra ovo podre.

Para diminuir o cheiro, recomendamos cozinhar dentro da água até atingir a temperatura de 60ºC. Isso reduz um pouco o fedor.

Café

A cafeína do café e de outros chás (preto, mate e verde), além de alimentar o mau cheiro, estimula o sistema nervoso central e ativa as glândulas do suor.

O ideal é trocar o café por chás sem cafeína.

Curry e cominho

Mesmo em pouca quantidade, basta uma pitada desses temperos para o fedor exalar por até alguns dias.

Troque esses temperos pelo cardamomo.

Derivados de leite

Os lipídeos ou gordura do leite alimentam as bactérias da sua pele que liberam o mau cheiro. O mesmo também contribui da proliferação de bactérias que causam odor.

Uma boa alternativa é o leite de coco ou amêndoas.

Durian

Esse fruto é mais consumido em países do leste asiático. Ela é tão fedorenta que em alguns países é proibido o armazenamento em hotéis, parques, shopping e lugares públicos. Se você consumir essa fruta, o cheiro é capaz de atravessar uma parede.

Fibras

Alimentos ricos em fibras deixam suor com cheiro mais forte. Fibras são alimentos que contém gases como dióxido de carbono, metano e hidrogênio. Isso acaba causando mau cheiro da flatulência.

Dentro os alimentos ricos em fibra: Feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, sofá, farinha integral ou trigo e cevada.

Para diminuir o cheiro, recomendo deixar esses alimentos de molho por algumas horas, antes do preparo. Como feijão, ervilha e lentilha.

Peixe de água salgada

Muita gente sofre com distúrbio metabólico. Essa doença se chama síndrome de odor do peixe (TMAU). O peixe de água salgada é rico no composto chamada TMA, causando mau cheiro na respiração, suor e urina.

Prefira peixe de água doce.

Alho

O aroma do alho é forte por conta de compostos de enxofre liberados no consumo resultando no forte odor.

Açúcar

Bebidas e alimentos ricos em açúcar podem alterar seus hormônios e metabolismo. Os compostos químicos dos alimentos contém açúcar de alto índice glicêmico, que altera a composição química do sangue, misturam com as bactérias da pele e transformam em mau cheiro.

Lentilhas

Apesar de saudáveis, as lentilhas entram na lista dos alimentos ricos em fibras. Elas causam gases, inchaço e flatulências fétidas.

Cebola

Apesar de um tempero muito importante, o consumo de cebola é absorvido na corrente sanguínea e liberada pela respiração. Assim como resultado em mau hálito. (bafo).

Carne vermelha

Essa é uma grande vilã. Existe uma pesquisa comparando homens carnívoros e vegetarianos. Pediram para as mulheres analisarem o odor dos homens. O resultado foi que os vegetarianos tinham um cheiro muito mais atraente.

Soja

Mais um alimento que provoca mau cheiro. O gás produzido por essas bactérias alimentadas pela sojá resulta em odor. Procure trocar a soja pelas nozes.

Pimenta

Existem condimentos picantes sem cheiro, enquanto outros com cheiro. O problema que alimentos apimentados aumentam a quantidade de suor. O pimentão também está incluso.

Whey Protein

Assim como o derivado do leite causa mau cheiro, o Whey Protein entra na lista. Ele é um suplemento extraído do próprio leite. Quando ingere muita proteína que não consegue digerir, isso provoca gases e cheiro ruim.

Assustadora essa lista, certo? Os alimentos mais comuns da dieta brasileira causam cheiro ruim. Não estou estimulando as pessoas pararem de consumir, mas apenas diminuir a quantidade.

Suplementos como a vitamina B2 e probrióticos ajudam tratar a causa do mau cheiro desses alimentos.

Alguma dúvida, crítica ou sugestão? Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *