fbpx

Bromidrose

Dicas e tratamentos para combater o mau cheiro

Remédios caseiros para combater mau cheiro

Facebook
WhatsApp
Twitter

Você sabe o que é bromidrose? Não? Bom, esse nome diferente costuma causar certo estranhamento, mas você com certeza já sofreu ou conhece alguém que sofre com essa condição.

A bromidrose nada mais é do que o característico mau cheiro ou “cecê” que frequentemente surge junto da transpiração.

Ao contrário do que muitos pensam, o mau odor não é causado pelo suor em si, mas pela combinação entre a transpiração e os microrganismos que habitam nossa pele.

O suor, principalmente aquele produzido pelas glândulas apócrinas (que ficam em regiões como as virilhas, seios, axilas, etc.), é uma ótima fonte de alimento para os fungos e bactérias que vivem na superfície da pele. A bromidrose é o resultado da reprodução desses microrganismos.

Sendo assim, o segredo para combater a bromidrose está em impedir a proliferação dessas bactérias e fungos.

Atualmente é possível encontrar disponíveis no mercado diversos produtos que prometem acabar com o mau odor causado pela bromidrose, mas, infelizmente, nem todos são eficazes.

Dessa maneira, muitos portadores dessa condição acabam apelando para outros métodos, como remédios caseiros.

Há diversas receitas de remédios caseiros para mau odor diferentes disponíveis na internet, mas será que elas são realmente eficazes?

Para responder essa pergunta, nós investigamos o que a ciência tem a dizer sobre os principais ingredientes utilizados como remédios caseiros para bromidrose.

Ficou curioso(a)? Então é só continuar lendo esse artigo!

Suco de clorofila para mau odor

Você com certeza já ouviu falar nas mil e uma maravilhas que o suco de clorofila (ou suco verde) pode proporcionar a nossa saúde.

Algumas pessoas acreditam que a clorofila pode amenizar o mau odor e até mesmo o mau hálito, mas o que será que a ciência tem a dizer sobre isso?

Bom, o último estudo que investigou a ação da clorofila contra o odor corporal e o mau hálito foi realizado pelo doutor F. Howard Westcott em 1950.

A pesquisa chegou à conclusão de que a clorofila pode ajudar a combater essas condições, mas os resultados desse estudo foram contestados posteriormente.

Não houve nenhuma pesquisa desde então que confirmasse se a clorofila tem qualquer efeito sobre o odor corporal, embora algumas pessoas continuem a usá-la por essa razão.

Segundo o National Council Against Health Fraud (Conselho Nacional contra Fraudes em Saúde), uma vez que a clorofila não pode ser absorvida pelo corpo humano, ela não pode, portanto, ter efeitos benéficos em pessoas com halitose ou odor corporal.

Sendo assim, embora o suco verde possa promover outros benefícios para a saúde, tomar suco de clorofila certamente não irá resolver seus problemas com a bromidrose.

A clorofila também pode ser encontrada em cápsulas. Dessa forma, você ingere a quantidade exata necessária com maior praticidade.

 

 

Cravo-da-índia para mau odor

Durante um estudo de 2012, pesquisadores descobriram que o óleo de cravo é capaz de matar células de bactérias tanto em cultura líquida quanto em biofilme.

Um biofilme é uma comunidade de bactérias que vivem juntas, protegidas por uma película protetora viscosa. A maioria dos antibióticos não é eficaz em penetrar no biofilme e matar bactérias estafilococos, mas, de acordo com este estudo, o óleo de cravo parece ser capaz.

Além desse, diversos outros estudos também já revelaram as propriedades antimicrobianas que o cravo-da-índia tem.

Dessa maneira, embora ainda sejam necessários mais estudos que investiguem sua relação com o mau odor, é seguro dizer que o cravo-da-índia é uma ótima opção de tratamento alternativo para a bromidrose.

Receita de remédio caseiro pra bromidrose com cravo-da-índia

Essa receita é super simples. Basta ferver 1 litro de água com uma colher de sopa de cravo-da-índia por 15 minutos e depois deixar esse chá esfriar completamente.

Depois, coe e aplique-o gentilmente nas regiões que deseja combater o mau odor com a ajuda de um algodão ou uma gaze. Então é só esperar sua pele secar naturalmente.

Repita esse processo diariamente após o banho ou quando achar que é necessário.

Você também pode aplicar óleo essencial de cravo-da-índia nas regiões desejadas da mesma maneira – com a ajuda de um algodão ou gaze.

Limão para mau odor

Esse é provavelmente o ingrediente mais usado para tratar o mau odor. E não é à toa – diversos estudos  já demonstraram sua eficácia contra microrganismos como bactérias e fungos.

Inclusive, o limão pode ser uma ótima opção para aqueles que não gostam de usa produtos químicos na hora de limpar a casa.

Então agora que você já sabe que pode contar com o limão para acabar com o mau odor, vamos ao que interessa – como tratar a bromidrose com limão?

Receita de remédio caseiro pra bromidrose com limão

Esprema o suco de um limão num recipiente e depois coe. Aplique o suco coado na região que deseja tratar com a ajuda de um algodão ou gaze. Deixe secar naturalmente. Repita esse procedimento três vezes na semana ou quando você sentir que é necessário.

Certifique-se de que sua pele não está com cortes, machucados ou microlesões antes de aplicar o suco de limão. Nunca use essa receita após a depilação.

Vinagre de maçã para mau odor

Outro produto muito usado na limpeza doméstica é o vinagre de maçã. Assim como o limão e o cravo-da-índia, o vinagre pode matar diversos patógenos, incluindo bactérias e fungos fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5788933/).

O vinagre de maçã também é um conservante de comida e diversos estudos já mostraram que ele inibe bactérias como a E. coli de crescerem e estragar alimentos.

Todos esses benefícios se dão graças ao ácido acético, que é obtido através através da fermentação do açúcar das maçãs.

Mas chega de explicações e vamos ao que interessa – qual é a melhor receita de remédio caseiro para mau odor com vinagre de maçã?

Receita de remédio caseiro pra bromidrose com vinagre de maçã

Aplique duas colheres de sopa de vinagre na região a ser tratada com a ajuda de um algodão ou gaze. Deixe secar naturalmente. Repita esse processo pelo menos três vezes na semana ou quando achar necessário.

Assim como a receita de remédio caseiro para bromidrose com limão, você deve tomar muito cuidado para não aplicar o vinagre em regiões que estejam lesionadas e nunca deve aplica-lo após a depilação.

Conclusão

Embora nem todas as receitas comumente utilizadas no tratamento da bromidrose sejam realmente eficazes, a grande maioria delas pode, sim, combater o mau odor.

Mas é importante ter em mente que cada organismo irá reagir de uma maneira a substâncias. Isso significa que essas receitas podem funcionar com outras pessoas, mas não com você.

Caso você se encaixe nessa descrição, não há razões para se desesperar. Felizmente existem outras alternativas disponíveis que podem resolver seu problema.

Como, por exemplo, o Creme para Bromidrose, que não só trata sua bromidrose, mas também age controlando a transpiração.

Basta aplica-lo a noite e você terá uma pele seca, livre de microrganismos, hidratada e sem irritações pela manhã.

O que está esperando? Adquira já o seu Creme para Bromidrose aqui  e diga deus ao mau odor!

FRETE 15 REAIS PARA TODO BRASIL

SEM SUAR

Alguma dúvida, crítica ou sugestão? Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Recentes