Bromidrose

Dicas e tratamentos para combater o mau cheiro

Sabonete ideal para tirar mau cheiro

Facebook
WhatsApp
Twitter

Você sabia que sabonetes comuns não são eficazes no controle do mau cheiro?

Após muitos pesquisas e estudos pelo mundo exterior, pude constatar o que sempre desconfiei. Sabonetes comuns, que utilizamos no dia a dia, não são capazes de tratar ou controlar a bromidrose (doença caracterizada pelo mau cheiro) e TMAU (síndrome do odor de peixe).

No caso da TMAU, ainda é pior, pois é uma doença no qual o odor é eliminado pelo todo corpo, suor, poros, urina e respiração.

Quando falamos de sabonetes comuns, também estão inclusos os sabonetes antibacterianos, como Protex, Lifebuoy, Detool e entre outros. Os sabonetes bactericidas ainda são piores. Eles acabam eliminando tanto as bactérias ruins que causam mau cheiro, como também as benéficas. Precisamos dessas bactérias para um bom funcionamento do corpo.

Sabonetes com triclosan

Por muito tempo eu indicava aos leitores sabonetes com triclosan para eliminar o mau cheiro aqui. Dentre eles estão o Soapex e Soapelle.

Eles são bons, porém era necessário uma pausa de uso. Com tempo o sabonete ia perdendo eficácia até não ser possível eliminar o mau cheiro, porque as bactérias ficavam cada vez mais resistentes ao sabonete antibacteriano. Por isso temos a ideia que o sabonete bactericida piorou o cheiro.

Além disso, pesquisas e estudos vem mostrando que o Triclosan no dia a dia pode ser prejudicial.

Qual melhor sabonete?

Para saber qual sabonete corporal para tirar cheiro ruim você deve olhar para o pH. Antes de mais nada, vamos entender o motivo.

Equilibrar o pH da nossa pele é fundamental para manter uma barreira de proteção do corpo e fora dele. Como muitos já sabem, o pH neutro fica em 7, porém, o pH ideal para nossa pele seria por volta de 5,5.

O tratamento de TMAU no exterior não restringe apenas em suplementos e alimentação. O pH do sabonete é fundamental para mascarar, reduzir ou remover o odor corporal.

É indicado utilizar sabonetes com pH entre 5,5 e 6,5. Essa faixa retém o TMA eliminado pelo corpo, seja na axila, pés, virilha ou qualquer área. Isso significa que podemos eliminar o mau cheiro por meio da lavagem. Já teve a impressão de tomar banho, usar sabonete e o cheiro não sair de jeito algum? Pois é!

TMA (trimetilamina) é uma proteína eliminada pela urina, suor ou respiração que apresenta forte odor (fedor, cheiro ruim). Quem apresenta TMAU, possui defeito em outra proteína chamada FMO3. Ela é uma enzima produzida pelo fígado (TMAU primário) ou intestino (secundário) funcionando principalmente para decompor os compostos contendo nitrogênio, enxofre, colina e outros que causam mau cheiro. Devido essa deficiência, ela é incapaz de decompor a proteína TMA.

Quais sabonetes possuem pH 5,5-6,5?

Nenhum! Como assim? Qualquer sabonete comum que você comprar não chega nem perto desse nível de pH. Protex por exemplo, possui um pH 11. Qualquer outro sabonete de farmácia tem pH acima de 10.

Qual comprar?

Um dos raros sabonetes em barra com pH 5,5 é o Eurecin, porém não está mais em circulação. Somente a versão líquida que custa pelo menos 40 reais. Absurdo, não? Imagina pagar esse preço por um sabonete para tomar banho. Não se preocupe!

Sabonetes infantis para tomar banho

Os sabonetes infantis são opções para quem busca um sabonete com pH entre 5,5 – 6,5 e quer pagar mais barato. Cuidado. Muitos deles dizem ter pH nessa faixa, mas é mentira. Também fuja das versões em barra. Use somente líquido.

Compre um medidor de pH ou peça emprestado ao seu vizinho que tem piscina em casa para medir o pH dos sabonetes.

Somente 4 marcas tem sabonetes nessa faixa:

  • Avon Baby Calming pH 6,10
  • Johnson’s Baby Recém-nascido pH 5,86
  • Huggies Turma da Mônica pH 5,60 – 5,86
  • Patati Patata Extrato de Aloe Vera pH 6,07

Pode parecer constrangedor usar sabonete de bebê, mas pense na economia? São sabonetes que não custam mais de 15 reais. Em poucas semanas já notará diferença no cheiro do corpo. Muito mais agradável e melhor.

Claro, nos dias onde o cheiro está muito desagradável e forte, eu recomendo usar o Soapex ou Soapelle, mas não faça uso contínuo. Prefira o indicado acima.

Também é muito importante fazer a lavagem correta da sua roupa, principalmente para quem apresenta mau cheiro na axila ou virilha. Nada adianta tratar as bactérias ou proteínas causadoras do mau cheiro, se elas permanecem nas roupas.

No próximo artigo ensinaremos como lavar a roupa e eliminar o cheiro ruim delas.

Para saber o pH dos sabonetes, acesse esse site aqui!

Últimos comentários
  1. Lorenzo
    • Doutor Suor
  2. Felipe
    • Doutor Suor
      • Fernanda
        • Maria Eduarda C.
  3. Mayara Oliveira
    • Maria Eduarda C.
  4. Ana

Alguma dúvida, crítica ou sugestão? Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Recentes